Viajar e morar no exterior

Existe investimento melhor do que em viagem? Acho que não hahah! Vou contar um pouquinho para vocês da minha experiencia e dicas para quem deseja morar no exterior.

image

Nasci na Itália, mas sempre morei no Brasil. Em 2006 (eu tinha 11 anos) me mudei de volta para Itália, onde morei um ano e viajei 3 meses em um motorhome antigo com a minha família. Rodamos 6 mil km, saímos de Trieste (a cidade que nasci) e passamos por Salzburgo – Austria, Munique e Stuttgart -Alemanha, Paris, Lacanau e Biarritz – França, País Basco e Barcelona – Espanha, Saint-Tropez, Cannes e Mônaco – França; Pisa e Sardegna – Itália.

Em 2010 morei com a minha família também nos Estados Unidos e fizemos uma viagem de carro acampando da Florida até a Califórnia, eu tinha 15 anos na época.  Rodamos 9 mil km, saímos de Miami e passamos por, Jacksonville, New Orleans, Dallas, acampamos nos Canyons, Albuquerque, Las Vegas, Lake Arrowhead, Los Angeles, Hollywood, San Clemente… Bom esses são os lugares que lembro hahah. Em outra viagem fomos para  West Virginia passar o natal em uma casa nas montanhas, foi demais! E claro que também fomos para os parques de diversão em Orlando.

Graças aos meus pais eu cresci viajando, e graças a eles tenho a fluência em inglês e italiano, o que foi fundamental para minha mudança para Europa em 2015.

Desde que me mudei com meu marido já viajei cerca de 25 vezes em 1 ano e 4 meses, de trem, carro, avião e até barco.

image

Provence – França

Os destinos:

Na Europa:

Londres – Inglaterra;

Paris, Provence, Saint Tropez, Nice, Cannes e Monaco – França;

Copenhagen – Dinamarca;

Utrecht, Amsterdam e Eindhoven – Holanda;

Corfú – Grecia.

Na Itália:

Milano, Torino, Portofino, Lago de Garda, Alpes Devero, Cinque Terre, Portovenere, Verona, Parma, Bolzano, Pila, Veneza, Sestri Levante, Varigotti, Mantova, Sardegna – Chia e Lago Iseo.

Dicas

Se você pretende viajar pra qualquer lugar, fazer intercambio, ou morar, não deixe de seguir algumas dicas! Fiz uma listinha para vocês!

  1. Se você pretende viajar para o exterior, você precisa falar inglês! Em qualquer país você ira se comunicar tranquilamente. Caso você pretenda morar por exemplo na Itália, o ideal seria fazer um cursinho básico de italiano antes de se mudar.
  2. Na hora de fazer a mala certifique-se de levar roupas adaptadas para o clima e cultura local!
  3. Documentação! Nunca fique ilegal! Existem diversos vistos como de estudante, estagio, trabalho e etc. Caso você pretenda só passar férias, o visto de turista resolve (3 meses de visto). Se você for fazer intercambio provavelmente a faculdade vai te auxiliar na documentação, tradução etc. Se você for por conta própria e quiser estudar, por exemplo, traduza e legalize no consulado todos os documentos escolares e universitários.
  4. IOF é um problema! Mas não viaje com muito dinheiro em mãos! Com o Transferwise você consegue transferir dinheiro gastando menos com taxas bancarias mas você precisa ter conta no exterior. Existem também cartões pré-pagos de viagem, procure a melhor solução, mas é praticamente impossível você não perder dinheiro com conversão e/ou taxas bancarias.
  5. Seguro de saúde e seguro para bagagem são sempre úteis! Melhor se precaver! Quando estiver turistando, leve sempre pouco dinheiro, e leve sempre a cópia do passaporte, é melhor perder a cópia do que o original! E tenha sempre um cartão ou uma reserva de dinheiro separados da sua carteira. Caso seja roubado, você não vai ficar no perrengue.
  6. Remédios! Dependendo do país pode ser chato comprar medicamentos, então viaje sempre com um kit básico!

image

Viajando eu cresci muito, aprendi sobre novas culturas, aprendi a apreciar todo tipo de comida, aprendi a me virar em qualquer situação, aprendi a fazer amizades, aprendi a dar valor a tudo e aprendi a agradecer à Deus. Aprendi a apreciar todo tipo de viagem, aquelas acampando comendo feijão de lata e aquelas luxuosas com spa e tudo. Aprendi a desfrutar cada momento como se fosse o ultimo!

Aprendi a viver!

image

Provence – França

Desejo que todos vocês tenham essas experiencias! Viajar vale muito mais do que qualquer bem material!

Comentem aqui e no insta quais viagens vocês querem que eu faça post!

Kisses, Bacci e Beijos!

Agatha Pollano.

21 pensamentos sobre “Viajar e morar no exterior

  1. Maneirissimo Tatá, muito bom esse Post, parabéns princesa, que Deus te abençoe e te guarde em todas as suas viagens e planos. Bjaum pra vc e pro Fausto.

  2. Olá Agatha, belíssimo blog e com dicas muito úteis. Vou pegar informações com você quando resolver visitar alguns dos lugares que você conhece bem. Quem eu sou? Sou seu primo. Meu pai é primo da sua avó. Me diverti muito com a sua mãe e seus tios quando eles moravam no Rio. Beijos

  3. Ola Agatha, parabens pelo blog. Deves ter tido momentos incriveis nestas viagens. Como diz o Edu, quem sou?? Sou tambem prima, minha mae prima de tua vo Mafalda. Atualmente moro na Inglaterra, querendo de um pulo aqui. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s